O Collection visitou a CASACOR e agora vamos compartilhar como foi a nossa experiência para você se inspirar nas tendências. Considerada a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, esse ano em São Paulo foram apresentados 56 ambientes com o tema A Casa Original remetendo à simplicidade. Segundo os organizadores, o intuito é despertar reflexões sobre o desejo de retorno às origens, o equilíbrio entre passado e futuro.

Logo de cara, nos deparamos com essa simplicidade representada na paleta de cores neutra, os formatos orgânicos e as formas arredondadas que vão dos móveis às paredes, os recursos naturais e uma grande quantidade de plantas em ambientes internos. Composições minimalistas apresentando um ou dois objetos de cores marcantes em contraste com as cores leves, ao mesmo tempo que encontramos banheiros inteiros em preto com apenas a banheira e a bacia sanitária brancas.

Os espaços amplos e integrados trazem a sensação de continuidade, os cômodos conectados surpreendem por apresentar o mesmo revestimento no chão, paredes e teto, não se limitando ao uso convencional e inovando na aplicação dos materiais. Pedras naturais, tecidos grossos de fibras abertas, cerâmica, e até mesmo carvão são usados nas composições que também aposta na madeira ripada e móveis canelados para remeter à ancestralidade do morar.
Nós vimos um aproveitamento incrível da iluminação natural, janelas grandes, telhas translúcidas, até a própria disposição dos móveis favorecendo a entrada da luz em qualquer espaço. Os arquitetos convidados apostaram em planos verticais vazados que permitem a transição da claridade, fazem o papel de brise e protegem o ambiente da incidência solar direta, ao mesmo tempo que limitam o espaço sem perder a conexão entre os ambientes.

A influência da pandemia nos ambientes da CASACOR também não passou despercebida, muitos deles traziam espaços para home-office pensando na permanência das pessoas dentro de casa. Sentimos, a inclusão da natureza representada pelas plantas, pedras, musgo e claraboias reflete o desejo de trazer o que está fora mais para dentro aliviando o sentimento de confinamento.
Afinal, arquitetura é isso! Mais do que estética ou beleza, é tornar um espaço acolhedor, criar um contexto que “abraça” quem habita esse lugar. A leveza, a simplicidade do que é conhecido nos conforta em momentos de tantas incertezas. Essa é a nossa aposta para as composições que vem por aí.
Os usuários do plugin podem contar com materiais voltados para cores neutras, tons terrosos e texturas caneladas. As marcas predominantes na CASACOR como Deca, Coral, Portinari e Duratex que já fazem parte do nosso catálogo, vão ganhar uma atenção especial na próxima semana em homenagem à mostra para você criar espaços resgatando o tema através dos materiais do nosso catálogo.
Disponível no Collection: Pedra artificial Dekton Laurent. Ambiente Casa Égide, por Studio Roca. Disponível no Collection: Ceusa Composite Bege RUS, Flamingo SPK NAT e Duratex Arenito. Ambiente Casa Alma Duratex, por Melina Romano. A cor da parede é uma mistura das cores Caramelo Suave e Chiffon da Coral disponíveis no Collection. Ambiente Casa Alma Duratex, por Melina Romana. Disponível no Collection: Portobello Pau Brasil Claro e Bleu de Savoie e Coral Pedra Esculpida. Ambiente: Alameda Jardins, por Fabiana Ferré Disponível no Collection: Piso Pau Brasil Claro da Portobello. Ambiente: Alameda Jardins, por Fabiana Ferré Disponível no Collection: Mount Clemo Sgr Nat e Tesoro Silver Root Pol. Ambiente: Aconchegos Portinari, por Très Arquitetura Disponível no Collection: Tinta Coral. Ambiente Casa Alva, por BC Arquitetos Disponível no Collection: Pedra sintética Silestone Cincel Gray aplicada no chão, pia e parede. Ambiente: Casa Alma Duratex por Melina Romano Ambiente: Casa Olaria NJ+, por Nildo José
Saiba mais em collection.com.br
Uma resposta
Que demais! 🙂 🙂 🙂