As persianas são uma ótima alternativa para controlar a iluminação e a ventilação do ambiente, além de trazer privacidade e conforto térmico. Mais do que isso, elas embelezam o ambiente com um design atemporal.
Seus diversos formatos permitem várias combinações de acordo com o objetivo dela enquanto item decorativo. Confira!

Persiana horizontal
Este é o modelo mais tradicional e mais conhecido, pode ser feito de alumínio, PVC ou madeira e possui dois sistemas de fechamento: girar as lâminas permitindo mais ou menos entrada de luz além de ser recolhida de baixo para cima.

Apesar de não vedar completamente a entrada de luz como os blackouts, permite regular manualmente a luminosidade e ventilação através das lâminas.
Permitem a visualização da área externa mesmo que parcialmente fechadas.
São as opções mais baratas do mercado, podendo baratear ainda mais conforme o material escolhido.
Disponíveis em várias cores, são ideais para composições mais rústicas e desconstruídas.
Onde usar?
Inicialmente usadas em escritórios, vem ganhando cada vez mais espaço nas residências. Os modelos de PVC e alumínio se aplicam bem em escritórios ou quartos infantis, enquanto os de madeira são muito usados em salas e quartos de composição rústica.
Persiana vertical

Depois da persiana horizontal, a vertical é a mais conhecida. Sua instalação pode ser feita dentro do vão da janela ou por fora, diretamente no teto ou na parede.
Composto por um trilho semelhante ao de cortinas comuns, as lâminas caem em sentido vertical e a abertura também é feita por giro ou pelo recolhimento das lâminas de um lado a outro.
Normalmente usadas em janelas grandes que ocupam a altura de toda a parede, por isso mesmo dão a sensação de pé direito maior favorecendo ambientes menores e mais fechados.
Ainda assim, não agrada todos os designers por ter um estilo mais comercial nem sempre é a melhor escolha para um ambiente residencial.
Onde usar?
Ideal para ambientes comercais, escritórios e clínicas, para residências é indicado para aumentar o pé direito de cômodos pequenos ou em janelas ocupem toda a altura da parede.
Persiana rolo
Como o próprio nome sugere, as persianas rolo são um painel de tecido ao redor de uma barra central que você pode justar a abertura na altura desejada com a ajuda de uma corrente ou corda.
Extremamente práticas com mecanismo fácil de abrir, fechar e também de instalar. Na maioria dos modelos, os suportes já vêm fixos, sendo necessário apenas fazer os furos na parede.
São de fácil higienização, os modelos são de material sintético, basta passar um pano úmido para tirar a poeira.
Sua desvantagem é o preço que costuma ser mais caro que as demais. A depender do espaço, é necessário fazer sob medida já que elas tem tamanho padrão

Onde usar?
Se feitas de poliéster, ABS ou acrílico podem ser usadas em escritórios, quartos e salas; já as de fibra natural, juta e linho são perfeitas para cozinhas.
Persiana blackout

A principal vantagem dessa persiana é reduzir ao máximo a incidência de luz no ambiente. Ela garante privacidade, proteção dos móveis contra raios solares ou mesmo controle da claridade.
Além da disponibilidade de cores, é possível encontrar opções de persianas blackout nos modelos horizontais, verticais, rolô, romana, painel etc.
Onde usar?
Por garantir privacidade e controle da exposição solar, é ideal para salas de TV, escritórios ou apenas cômodos onde se queira proteger os móveis da incidência do sol.
Persianas de bambu
Composta de tábuas ou varetas finas de bambu ou madeira, essas persianas são o modelo mais antigo históricamente falando.
As pequenas hastes são costuradas entre si de forma a compor uma tela fina capaz de filtrar a luz solar, combinam perfeitamente com ambientes zen e com diversas plantas.
São mais ecológicas, já que são fabricadas de material natural, também, apresentam um design único e muito decorativo. Podem funcionar como uma divisória em uma grande sala ou até fechar um espaço de armazenamento.

Onde usar?
Devido a fragilidade do material, não pode ser usada onde a incidência solar seja muito alta já que pode ressecar e desbotar o bambu. Também é importante evitar o excesso de umidade, salas e corredores são ótimas opções.
As persianas tem um grande potencial decorativo e também funcional, além de enriquecer o visual do ambiente, controla a luminosidade e até mesmo a ventilação dos ambientes. Em geral, é de fácil instalação, limpeza e manutenção, a depender do modelo escolhido são econômicas também.
Qual a sua opinião sobre persianas? Conhece algum modelo que não foi listado aqui? Deixe nos comentários!