A Pantone Color Institute é uma das organizações mais renomadas do mundo responsável pela codificação das cores e a primeira a lançar a chamada Cor do Ano, desde então outras grandes marcas passaram a anunciar suas escolhas relacionadas ao momento que o mundo está vivendo no âmbito social, cultural e econômico.
Diversos estudos tratam da conexão entre cores e emoções, a psicologia das cores relaciona como elas atuam no nosso cérebro e influenciam no nosso comportamento. Foi partindo dessas análises que a Pantone fez a sua escolha lá nos anos 2000 em meio ao medo crescente da população em relação à virada do milênio. Recomendamos esse texto que fala brevemente sobre a Psicologia das Cores.
A primeira Cor do Ano e o “bug do milênio”
Se você faz parte da Geração Z, talvez não se lembre ou saiba vagamente sobre o chamado bug do milênio, ocorre que próximo ao fim do ano 1999 boa parte da população acreditava que as informações do meio digital seriam perdidas pelo fato de que o algarismo zero não é lido pelas máquinas. Diziam que ao invés de mudar para o ano 2000 os computadores voltariam para 1900.

Felizmente, especialistas em cibersegurança e os governos trabalharam em conjunto para impedir as consequências e adiaram os efeitos do bug ( estima-se que pode ser necessário uma nova ação em breve), mas o maior problema é que o medo não se resumia à perda de dados digitas e até mesmo um apocalipse foi cogitado dentre as teorias mais populares, por isso o clima geral era de incerteza e pânico.
Numa campanha para acalmar a população, a Pantone divulgou a Cerulean como cor do ano, também conhecida como “cor do milênio”. O azul, geralmente ligado à tranquilidade, é apresentado em um tom claro remetendo à tranquilidade e ao otimismo que a sociedade precisava naquele momento. Assim, a cor se popularizou e desde então grandes marcas divulgam suas escolhas no último trimestre do ano com base no cenário atual e nas expectativas para o ano vindouro.
A influência da pandemia nas últimas escolhas

O último trimestre de 2019 trazia algumas incertezas sobre um novo vírus que se espalhava pelo mundo, novamente a Pantone opta por um tom de azul remetendo à confiança de que superaríamos esse desafio. Como sabemos, as previsões estavam corretas e o mundo todo se viu lutando contra a doença, trabalhando para combater o vírus e retomar a normalidade.
Ao fim de 2020, inspirada no sentimento de coletividade onde o mundo se unia em prol de um objetivo em comum, a Pantone divulgou duas cores: a Ultimate Grey representando o ano “cinzento”, a estabilidade e a resistência; e o Illuminating Yellow, uma cor alegre e calorosa que trazia consigo a promessa de “dias de sol”. Segundo o instituto, apenas uma cor não seria capaz de expressar todos os sentimentos que precisávamos no momento.

Agora após a elaboração de vacinas, diminuição de casos e retorno gradativo às atividades normais, a esperança é reforçada, mas há quem ainda se sinta inseguro quanto ao futuro, visto o surgimento de novas variantes. As cores divulgadas pelas grandes marcas de tintas trazem essa dualidade, confira abaixo:
Eclipse – Suvinil
Verde é a cor universal da esperança, muito necessária nesse momento, mas também remete à natureza o que traz conforto ao pensar nas origens e no que é conhecido. No site da marca , a escolha do nome é explicada como a chance de um recomeço ao nos reconectar com o mundo e a natureza, se você leu nosso artigo sobre a CASACOR isso deve te lembrar algo.
“Um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e vibração inovadora das novas gerações. Ele é vivo, mas é aconchegante.”

Melodia Suave – Coral

Mais uma vez o azul claro se faz presente num momento de incertezas, inclusive num tom bem próximo ao da cor do milênio. Segundo a marca, a cor foi pensada no momento em que se deram conta do quão essencial é a natureza e do conforto que as artes nos trazem. A Coral define essa cor como fresca, otimista e boa para a alma.
“Refletindo a imensidão do céu, ela ajuda a trazer os efeitos positivos da natureza e dá uma nova vida a qualquer espaço habitável.”
Macau – Lukscolor
Em um tom lavanda, essa cor tende a ser associada com revitalizar as energias. A marca, em sua conta do Twitter, anunciou sua escolha reforçando a versatilidade do tom e como ele “cai bem em vários tipos de ambiente”.

Neblina Perene – Sherwin Williams
Nesse tom de verde acinzentado, a marca resgata a calmaria e a sabedoria ancestral, mais uma vez nos colocando em contato com nossas origens em harmonia com a sofisticação.
“No tom suave, frio e calmante de Neblina Suave SW 9130 encontramos significado, paz duradoura e um local de cura”

Creme de Papaia – Eucatex

A primeira a apresentar um tom mais vibrante, a Eucatex traz um tom de laranja inspirado no nascer e no pôr-do-sol. O Creme de Papaia é energizada e completamente oposta às outras cores do ano já que ao invés de buscar a calma e suavidade, é uma cor ativa e cheia de vigor.
“Afeto
Esperança”
No Collection você encontra:
Já estão disponíveis as cores Eclipse – Suvinil e Melodia Suave – Coral, anunciadas como Cor do Ano 2022.
Eclipse, Suvinil no Collection Melodia Suave, Coral no Collection
Uma resposta
Olha, excelente. Adorei a matéria! Parabéns!!